Social Icons

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estava lendo algumas coisas na internet e a questão do glúten me interessou bastante. Li que o glúten faz muito mal para as pessoas que são celíacas, mas uma boa parcela da população
tem sensibilidade ao glúten. Conversei com uma nutricionista hoje e ela me disse que essa
questão é verdade, embora alguns ainda acreditem que não. Ela me disse que algumas pessoas se sentem sempre inchadas, sem ânimo e com vários problemas de alergias que nunca melhoram.
Essas pessoas podem ser mais sensíveis ao glúten que está fortemente presente na alimentação do brasileiro, pois está em todas as farinhas de trigo, inclusive nas integrais. Outro fator é o intestino preguiçoso ou parado mesmo (esse é o meu). Comentei com ela que, mesmo comendo muitas verduras, legumes e 
frutas com casca, tomando 2 litros de água e fazendo exercício, meu intestino só funciona à base de remedinhos. Ela disse que eu poderia fazer um teste pra saber se tinha ou não sensibilidade.

É algo bem simples. 
Retirar completamente da alimentação o Glúten, ou seja, pão, torradas e tudo mais que envolva trigo, cevada, malte e algumas aveias. Não achei complicado o teste, pois pesquisando vi que existe pão sem glúten à venda (caro à beça, em torno 11,00 o pacote pequeno) e também várias receitas
bem fáceis pra fazer em casa. Fiquei preocupada com a falta de carboidrato já que eu comia 1 fatia de pão 
de manhã, mas a nutri me explicou que as frutas também tem carboidratos e são até mais facilmente digeríveis. Não mexi em nada no almoço e no jantar troquei o pão pelo omelete (sugestão da Luana que eu gostei bastante). Alterei mesmo só o café da manhã que ontem foi:

1 fatia de queijo minas
1 fatia de blanquet de peru
Café com adoçante 
1 banana

Me senti muito bem e pelo menos aquela sensação de barriga cheia que eu sentia todas as manhãs não aconteceu. Hoje segui pela mesma linha, só troquei a banana pelo mamão.

São duas semanas sem glúten e se eu me sentir melhor pode ser que realmente exista uma sensibilidade. Pelo que li o glúten cria uma "cola" no intestino que dificulta a absorção de nutrientes e medicamentos. Tem vários sites na internet que falam à respeito. Acho interessante conversarmos com o médico e/ou nutricionista antes de qualquer coisa, mesmo que pesquisemos bastante sobre os assunto, afinal não é todo mundo que pode ficar sem a farinha branca.

Vou observar e ver como meu organismo reage. 
Depois conto tudo.


3 comentários:

  1. Olá! Achei super interessante esse seu post sobre gluten, eu tenho problemas sérios com o intestino, um ressecamento terrível, e também só consigo fazê-lo funcionar às vezes a base de laxante, o que não tenho feito ultimamente, pois fiquei sabendo que pode até causar cÂncer, por causa das contrações e como sou medrosa,rs . Eliminei o laxante. Vou tentar fazer esse teste o problema que eu sou meio que apegada ao meu pãozinho de cada dia, rs. Bj e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. NOSSA LINDONA...NUNCA HAVIA ME ATENTADO PRA ISSO...SERÁ QUE TENHO ESSA SENSIBILIDADE?PODE SER....ME INTERESSEI E VOU PESQUISAR MAIS SOBRE ISSO!!BJUSSSSS LINDA E UM ÓTIMO FIM DE SEMANA P VC

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post sobre o glúten!

    Tenha um ótimo final de semana!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...