Social Icons

domingo, 14 de outubro de 2012

A parte que me cabe...

Estava visitando os blogs de algumas amigas e um deles me fez parar e pensar.
Me lembrei de uma frase de uma professora no primeiro período de faculdade que foi uma das molas para que eu começasse a mudar meu pensamento e minha vida em relação a uma série de coisas. Na aula, ela falava sobre os limites, sobre o porquê de algumas pessoas se meterem na vida das outras. Eu, metida a besta, disse a ela que não sabia o que fazer porque todo mundo se metia na minha vida. 
Ela prontamente me respondeu: 
"É você quem estabelece os limites e é você que deixa elas se meterem na sua vida, é sua a responsabilidade disso acontecer ou não!"
Confesso que morri de raiva dela na hora, mas depois percebi que ela estava certa. Eu deixava as pessoas fazerem o que queriam de mim, eu não tomava as rédeas da minha vida. 
Comecei ali a ver a minha responsabilidade sobre meus atos.
Hoje, eu sei que engordei porque eu quis, porque eu comi e bebi demais e não porque algumas pessoas me chatearam, decepcionaram ou coisas assim. 
Por isso posso fazer o inverso e reverter esse caminho de gordura extra e 
sedentarismo como estou fazendo agora. 

Há quase 7 meses atrás, eu decidi sair de um emprego que estava me fazendo muito mal. Estava triste, muito chateada e ia trabalhar todos os dias chorando. Era realmente um sacrifício, mas eu já trabalhava lá há 12 anos e tudo que eu sei aprendi lá dentro. 
Sentia como se tivesse uma dívida com aquele lugar. 
No último ano de trabalho lá engordei 13 quilos porque recorria a comida para diminuir a ansiedade, a tristeza e a frustração.
Até que não suportei mais e pedi para cumprir aviso. Iria sair sem ter outro trabalho em vista. Duas semanas depois, o chefe me chamou e disse que precisaria que eu ficasse mais tempo, já que eu era a que tomava conta do setor. Eu disse que iria pensar, não respondi de cara (bateu a culpa de novo). 
Sabia que não aguentaria continuar e decidi não dar resposta nenhuma. 
Ia esperar ele se prontificar o que não aconteceu. 
No último dia trabalhei normal e fui embora, batendo a porta atrás de mim para nunca mais voltar. 
Não me despedi de ninguém e simplesmente sumi. Não precisei voltar para fechar minhas contas porque fizemos isso na semana anterior (eles preferiram pagar antes do carnaval).
Durante meses me senti culpada de ter saído dessa forma, achei que foi uma fuga ridícula, papel de alguém irresponsável. Senti raiva de mim por ter agido daquela forma tão covarde e ingrata. 
Comecei a pensar por que eu não fiz diferente, porque eu não encarei o problema e assumi que eu não queria continuar e a conclusão que cheguei foi: EU NÃO PODIA
Não estava suportando aquele lugar, aquele clima. Queria ir embora simplesmente porque estava além do meu limite e eu não poderia me violentar assim. Quando eu comecei a me colocar como figura principal, percebi que era eu quem criava a culpa e que já estava na hora de me respeitar, de me enxergar com defeitos que todos têm. Percebi que era mais importante cuidar de mim e da minha saúde psíquica do que agradar meu ex-chefe.  Relaxei quanto a isso e não me cobro tanto mais. Entendi que eu quis respeitar meu limite e mesmo não me orgulhando de ter saído daquela forma,  não me culpo. 
Foi o que deu pra fazer e foi por amor a mim.


14 comentários:

  1. Oi flor... Romper laços é um processo dolorido, não é na culminância da ação que isso ocorre, mas, internamente durante muiiiito tempo. Creio que essa decisão não foi uma fuga, mas um enfrentamento, super necessário, aliás.
    Acredito que quanto mais esses kilos ganhos lá se forem, todo e qualquer ressentimento ligado a isso tbm se vá... São externalizações inconscientes e todo processo é reversível né? Então, da mesma forma que o envolvimento demais com o seu ambiente de trabalho te incentivo a ganha-los com a eliminação do peso ocorrerá o afastamento!

    FOCO, FORÇA e FÉ

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju...Acho que foi um enfrentamento sim, eu enfrentei a mim mesma e me percebi como alguém que se dá o direito de errar e aprender com meus erros. Beijos e obrigada

      Excluir
  2. Minha amiga.... em cada sílaba de seu texto eu vi muiiiito de mim... aliás parecia que você estava me descrevendo.. até a culpa que você sentiu, eu achei que eu era a culpada por tudo, já que eu nunca tinha visto alguém passar pelo que eu estava passando e eis que vejo você narrar tudo que estava acontecendo comigo... até o desfecho.. a única diferença é que eu não suportei 12 anos, apenas 2 anos e Adeus! Resolvi pensar em mim antes de enlouquecer.

    Bjs!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é May...Seu post me inspirou à beça. Que bom que pude ler vc e colocar o meu coração aqui no meu post. Estamos juntas!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi querida! Você fez a coisa certa, pensar em você e no seu bem estar é primordial, se você não estava se sentindo bem e feliz aonde estava trabalahndo não tinha razão para continuar.. Não se culpe ok?! Seja firme!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida...Não me culpo mais. Acho que a culpa atrasa demais a vida da gente. Mais fácil pegar a questão "pelos cabelos" e resolver. Beijos

      Excluir
  4. Achei bacana ver você dando fechamento nessa história dentro de você, dizem que quando a gente se sente confortavel em expor um problema quer dizer que já tempos ele bem resolvido dentro da gente.
    Você fez aquilo que tinha que fazer.
    Beijo lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu concordo, Ana? Demorei muito pra falar disso, não me permitia nem pensar até meses atrás. Acho que elaborei o assunto e cresci, virei a página. Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  5. AMIGA...CONCORDO COM VC...FIZ O MESMO COM UM EMPREGO PÚBLICO QUE EU TINHA NO INTERIOR, ERA BOM PRA MIM FINANCEIRAMENTE, MAS EU NÃO AGUENTAVA ALGUMAS PESSOAS QUE QUERIAM MEU MAL LÁ E AS FOFOCAS TÍPICAS DE CIDADE PEQUENA!!PEDI EXONERAÇÃO UM ANO DEPOIS DE ASSUMIR O CARGO, FUI CRITICADA DEMAIS, MAS ESTOU MUITO MAIS FELIZ COM MENOS DINHEIRO E MAIS PAZ!!!HOJE SOU MAIS RESERVADA, MESMO COM A FAMÍLIA, DOS PASSOS QUE PRETENDO DAR NA VIDA, E SE ALGUÉM DER PALPITE, EU SIMPLESMENTE ESCUTO E PEÇO A DEUS PRA ME MANTER FIRME EM MINHAS CONVICÇÕES!!PARABÉNS PELA CORAGEM, POIS SE SAIU DAQUELE EMPREGO, É PQ O SENHOR DO UNIVERSO, NOSSO DEUS, SABE DE TODAS AS COISAS!!BJUSSSS AMIGA E BOA SEMANA PRA VC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, acho que a gente se agarra demais a coisas que nos fazem mal. Comida exagerada, empregos ruins...Tudo isso desequilibra a gente.
      Ainda bem que conseguimos virar a página e recomeçar. Bjs

      Excluir
  6. Uma ótima história, sabe que acabo de viver isso tbm, depois que comecei a me sentir mal, amargurada e desmotivada no meu emprego, comecei a engordar sem parar... há 15 dias pedi para meu chefe me mandar, e só trabalho até o fim do mês, estou mega animada com isso, e não vejo a hora desse dia chegar, parece que só saindo dali, vou conseguir respirar!
    Vc tem toda razão, todas as nossas atitudes e decisões devem ser tomadas colocando em 1ºlugar o nosso amor por nós mesmas...boa semana...bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, Lili. Respirar. Eu não conseguia, parecia que tinha sempre alguém preso na minha garganta. Quero isso pra mim não.
      Obrigada por ter vindo tá?
      Beijos

      Excluir
  7. Há milênios nos ensinam: amar ao próximo COMO A SI MESMO! Ou seja, não dá pra amar mais ninguém antes de amarmos a nós mesmas, isso inclui também o trabalho, os amigos, a família... Tomar as rédeas da própria vida é uma forma de amor. Boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Oie Minha lida estou aqui para te acompanhar viu beijinhos adorei a reflexão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...