Social Icons

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Olhando para dentro

Oi lindonas, tudo bem com vocês?
Queria falar um pouquinho sobre o que tenho notado em mim depois que passei a observar mais meu corpo até para poder entender melhor como ele funciona. Notei que meu metabolismo trabalha diferente, ele é bem devagar, mas ele segue um ritmo que eu já percebo qual é. Normalmente me mantenho no mesmo peso regulando em gramas (pra cima e para baixo) durante 2 semanas, depois ele cai 1 quilo. 
Coisa maluca né? Parece efeito retardado! E talvez seja.

Por isso, eu já desencanei de estipular metas, de querer eliminar um monte por semana. Penso que eu tenho que me reeducar e me adaptar a uma rotina em que eu viva normalmente sem forçar a barra, sem obrigação. 
Ex. 
Eu gostaria e muito de fazer 1 hora e meia de AF por dia e também de comer uma fruta no lanche da tarde e ficar satisfeita até o jantar, mas pra mim não dá. Fazer 30 ou no máximo 45 minutos de AF eu consigo, sei que é um hábito que dá pra manter e é saudável, por isso sigo por aí. Também não gosto do clima de academia, então recorro mesmo à ergométrica e a caminhada. 
À tarde é o horário crítico que meu estômago pira e quer comer o mundo se eu deixar, então compenso comendo menos pela manhã e depois das 20 horas. Assim procuro passar ilesa na quantidade de calorias diárias (1000 a 1200). Desse jeito vou me ajeitando e de umas duas semanas pra cá, tenho feito tudo sem anotar, sem muita preocupação e o melhor, sem alteração no peso. É exatamente isso que eu quero. Reeducar e viver bem com minha nova escolha de vida, com novos hábitos incorporados e sem ter que "viver de dieta" ou controle sobre tudo.

Acho meio louco essa coisa de pegar uma rotina ou dieta que serviu pra uma amiga e começar a fazer. Pode até dar certo, mas não se sabe a que preço e até quando. Acho legal que cada um se conheça o suficiente pra saber o horário de maior fome, a melhor hora para o exercício, o que dá mais vontade de comer nos ataques de compulsão ou ansiedade e também como se proteger deles. Saber também aquilo que provoca o aumento de peso é importante para ficar longe desse alimento. Isso só o tempo é que diz e é exclusivo de cada um. 

Acho que às vezes a gente esquece de ouvir o próprio corpo e quer a todo custo desrespeitar essa máquina em prol do que outras pessoas fizeram. Já fui a um monte de nutricionistas e endocrinologistas, que me passaram dietas ótimas que funcionaram durante um tempo, mas que eu não consegui manter. Essa dietas não se adequavam ao meu ritmo e nem eu sabia disso, porque não me conhecia. Pensando nesse meu processo, notei que, quando estava com quase 90 quilos, eu mal me olhava, mal observava meus hábitos e até minhas palavras. Falava e agia sem pensar, no automático e às vezes a mando dos outros. Tento me reeducar também nesse sentido e é óbvio que não sou perfeita e sempre escorrego, mas já consigo ir além do erro, consigo me ver como a primeira na minha fila de prioridades e assim me cuido melhor, me protejo melhor.

Não é fácil modificar um hábito. Não é fácil dizer que não quer uma torta de chocolate (querendo) e comer uma fruta no lugar. Eu não digo sempre NÃO às coisas que comia antes, ainda não cheguei ao nível de sempre virar a cara para um bolo de brigadeiro e comer uma fruta feliz da vida com a troca. Mas já consigo entender que a primeira garfada no bolo tem o mesmo sabor da última, então não há razão pra devorar tudo (esse foi um exercício dificílimo).  Quase sempre trabalho com a coisa da "enganação", não compro aquilo que sei que terei vontade de comer e não acho nada errado nessa "fuga". Sei que na gaveta do escritório não pode ter nada "comível", mesmo que seja light. Essa coisa vai ficar lá piscando em neon verde e roxo até que eu coma. Então deixo a gaveta vazia e a fruta na geladeira do trabalho. Para comer alguma besteira, tenho que descer 8 andares e aí, claro, não vou. \o/ RA Salva com a frutinha! 

Acho que o melhor caminho para entender as sabotagens, as crises de compulsão e ansiedade é olhar pra dentro e não só alterar alimentação ou fazer exercício. Entender os gatilhos, entender o que nosso corpo quer, entender a causa de comer tanto. Se conhecer facilita o processo de reeducação e até motiva a continuar porque você sabe onde a coisa complica. 
A gente aprendeu a não confiar nessa carapaça, que come feito louco, que nos deixa triste quando não cabe numa roupa ou quando é apontado ou chamado de gordo. Só que a gente esquece que ele, o nosso corpo, mais do que ninguém, sabe o que é melhor pra nós. Prestando atenção nele, a gente descobre quem a gente é o tamanho da nossa capacidade e força.

Beijos, amigas!


11 comentários:

  1. É bem isso Kel, esse é o segredo de tudo, mas é um desafio chegar nesse nível sem se deixar levar (pra mim) então fico controlando tudo, mas quero chegar bem nesse ponto.. Um grande beijo e uma semana light pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Kel, eu estipulei desde o começo não deixar de comer nada, e comer tudo um pouco.. ateh falei disso no blog hj, q a diferença do remedio para o veneno eh a dose...

    Eu tinha problema no horario perto das 15h... me dava uma vontade louca de devorar a mesa se fosse possivel, ai... eu colei no meu computador do trabalho: "esse desejo louco dura exatamente o momento do prazer 2 minutos e vai destruir o trabalho de uma semana inteira, essa vontade incontrolável vai passar" parece loucura, mas eu ficava lendo até a vontade sumir. Foi dificil e desgastante mas consegui.. hj eu nao tenho compulsao de tarde e consigo comer soh uma fruta ou proteina as 16h q é o horario fixo de comer a tarde.

    bjo
    opcaosermagra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Kel, lindo post! Mostrou muito autoconhecimento e sinceridade! Eu sou do tipo que diz não ao bolo e come a fruta, mas, não por força e, sim, por medo de não saber a hora de parar!

    Acho que quem age como você está melhor.

    Parabéns querida! Seguimos juntas!

    ResponderExcluir
  4. Kel adorei seu post, as pessoas de fora do mundo "emagrecedor" não tem a minima noção do que é você abrir mão de um pedaço de doce por algo mais saudável, eu também não cheguei a fase que acharei normal e trocarei um pedaço de bolo por uma maçã ainda sofro muito com essa troca, mas como sei que quando começo a comer perco o controle, nem começo a comer, agora na minha casa está na fase se não como, eu não faço, eu não compro, ate agora ninguém morreu e eu emagreci, então ficaremos assim em time que esta ganhando não se mexe kkk. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi, passando para te conhecer, seguir e acompanhar, já que estamos na mesma luta. Sobre o post, concordo demais, como é difícil passar o lanhe da tarde com uma fruta. Dá vontade de comer o mundo não é? Sucesso aí. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu juro que queria entender mais sobre metabolismo... as vezes não fazemos nada e ele dispara, e quando fazemos de tudo ele fica lento... sei lá, parece provação para a gente aprender a se cuidar independente da quantidade de peso que perdemos! O negócio é ter paciência e determinação sempre ^.~

    Tô seguindooooo ;D

    ResponderExcluir
  7. Nossa, posso te aplaudir de pé?! Q post incrível!!!

    Acredito q só tem sucesso quem compreende tudo isso q vc escreveu. Vc é uma vitoriosa! Eu ainda estou tentando interiorizar algumas coisas... Mas aos poucos tenho fé q consigo...

    Muitas coisas q vc escreveu eu faço, tipo se não tiver besteiras eu passo com uma fruta... Mas se tiver, eu não consigo resistir...

    Em resumo: me identifiquei demais!

    Um abraço de Ursa!

    ResponderExcluir
  8. Olá Kel!
    Nosso organismo é realmente um mistério,mas pra tudo tem uma explicação.
    Ainda bem que temos esse mundinho virtual,tudo que perguntamos ele responde(google).
    Assim podemos tirar nossas dúvidas,quando emagrecemos,quando engordamos,quando inchamos,etc...??????
    Não devemos confundir DETERMINAÇÃO com OBRIGAÇÃO!!!
    Realmente cada um com seu cada qual kkkkkkkkkkkkkkkk
    A dieta da vizinha,talvez não seja ideal pra você,procure comer o que você gosta,mas não fique sem dar ao organismo os nutrientes necessários,para se manter em pé.
    Mas existem várias dicas,que podem nós ajudar,falo por experiência própria...como comer de 3 em 3 horas,ingerir alimentos termogênicos,beber bastante água,etc...
    Nada é proibido,tudo é permitido,temos o direito de escolher,fruta ou doce?"NA DÚVIDA, PEGUE OS 2"kkkkkkkkkkkk
    Depois você come uma sopinha no jantar kkkkkkkkkkkkkkkkkk,com umas torradinhas fica perfeito!
    "É duro lutar contra um inimigo quando ele tem uma base militar instalada na sua cabeça"
    Basta que você não seja derrubado HOJE por ele. Somente por HOJE.
    O nosso pior inimigo é nossa própria mente!
    Bjokas lights!

    ResponderExcluir
  9. Olá, olha eu invadindo seu cantinho outra vez...
    Só estou passando para avisar que o dia do sorteio esta chegando, será dia 01.03, então se ainda não se inscreveu e gosta de unhas decoradas, passa lá.

    http://cutetapemeasure.blogspot.com.br/2013/01/sorteio.html#comment-form

    *´¨)
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` ** Beijos! **

    ResponderExcluir
  10. Voltei pra avisar que tem um selinho pra vc no meu blog!

    Um abraço de ursa!

    ResponderExcluir
  11. Uaaaau Kell! Simplesmente perfeiiiiito!!!! amei o post Beeijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...