Social Icons

quarta-feira, 20 de março de 2013

Aceita se comprometer para sempre com você?

Oi amigas lindas, como vão?
Primeiro quero agradecer aos elogios da postagem anterior. Como é bom esse retorno e esse carinho de vocês que me acompanham a 6 meses nesse processo! Acho que o caminho de perder peso é cheio de altos e baixos, de dores e alegrias e poder compartilhar isso faz esse caminho ser muito mais fácil.

Vamos falar de compromisso conosco?
Muita gente acha que a solução para perder peso é o bisturi, parar de comer o que engorda ou o uso de remédios controlados (respeito muito quem faça cirurgia e quem use medicação e qualquer tipo de dieta, ok?). Eu fiz estágio em um hospital ano passado, ajudando com tratamento psicológico pessoas que haviam acabado de passar pela bariátrica e por várias vezes atendi pessoas desesperadas, com pontos rompidos e outros problemas sérios porque não conseguiam entender que precisavam mudar de vida e de hábitos para sempre para que o processo desse certo. Não era só mexer no externo.
Penso que emagrecer é muito mais. É um processo que se inicia na cabeça, com comprometimento consigo mesmo para depois os resultados aparecerem no corpo e aí podemos incluir qualquer método para chegar ao seu objetivo. Muitas pessoas começam, desistem e se culpam por isso. Tudo isso que disse acima me leva a pensar em uma questão que tenho aprendido muito com a RA e acredito ser essencial, a  PACIÊNCIA.


Se você optou por emagrecer, acho importante dizer: Não é fácil, mas não desista nunca!
Não desista  se os quilos estão indo com menos velocidade do que você queria.
Não desista porque não sobra tempo para fazer AF.
Não desista porque não dá pra comprar aquele produto que todo mundo diz que é uma delícia e não engorda.
Não desista se você não pode ir à nutri todos os meses como gostaria, porque o SUS não te dá essa saída.  Não desista se as jacadas estão mais frequentes ou se você acha que não está tão focada como antes.
Não desista se o mundo vai na contramão do que você quer e ninguém te entende ou aceita.

Troque idéias, compartilhe as experiências, mas não desanime porque você é diferente. O maior responsável pelo nosso emagrecimento somos nós, então deixemos de pensar nos outros. A sua vida não é igual a de ninguém, então adeque seu emagrecimento ao seu cotidiano, ao que é possível você fazer. Assim ele será para sempre. 
O importante mesmo é nunca desistir da gente, é continuar firme, mesmo que demore mais tempo.
Comemore cada conquista, cada pouquinho ou montão de peso eliminado. E se caiu, comeu demais e engordou ou não emagreceu nada, comemore assim mesmo. Faça dos seus erros um aprendizado e evite-os, quantas vezes forem necessárias.


Tem uma frase de Fernando Pessoa que gosto muito e aplico no meu processo de mudança:


“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, 
que já tem a forma do nosso corpo, 
e esquecer os nossos caminhos, 
que nos levam sempre aos mesmos lugares. 
É o tempo da travessia: 
e, se não ousarmos fazê-la, 
teremos ficado, para sempre, 
à margem de nós mesmos”


Fernando Pessoa

Mudamos muito durante o processo de emagrecimento. Não há quem passe por esse processo sem mudar a forma como se vê e a forma como pensa o mundo. Passar por todas as situações de ansiedade, controle da alimentação, sabotagens e foco na disciplina faz amadurecer muito. Faz a gente entender que é responsável pelo que faz consigo mesma e que a linha entre o engordar e emagrecer é tênue demais.
É algo pra sempre, por isso é tão complexo. É um casamento que fazemos conosco.
Já falei em outro post do quanto é difícil abrir mão de certas coisas na nossa vida. Escolher ser magra para sempre é uma decisão séria de abrir mão e deixar para trás muita coisa que a gente acredita ser imprescindível. É mexer em algo que há anos está fincado como verdade absoluta e isso leva tempo para ser alterado.
Ainda luto contra a falta de vontade de fazer AF. Não consigo gostar, ter prazer naquilo. Nem me esforço tanto quanto eu gostaria para cumprir essa parte e isso me incomoda, mas sei que tenho dificuldades em mexer com meu corpo, tenho vergonha ainda. É uma questão que preciso mudar. Sei que a AF é importante e necessária, mas antes preciso rever os conceitos enraizados que eu tenho e abrir mão dessas crenças que me atrapalham.

Para finalizar esse assunto. Não sou "rainha da sabedoria em emagrecer". Tudo que escrevo aqui é baseado na minha experiência, nas dúvidas e na confusão de sentimentos que eu vivi e vivo. Todas nós aqui estamos no mesmo barco e a blogosfera é um lugar para troca, para compartilhar experiências. Não existe essa coisa de um sabe mais que o outro. São experiências diferentes e válidas da mesma forma.

Mudando de assunto...

Ganhei um selinho da Brunna, amiga querida que tem uma história bem parecida com a minha e da florzinha da Débora, que começou agora na blogosfera e está num pique de encher os olhos. Obrigada pelo carinho, meninas.

O segundo passo é indicar 15 blogs para receber o selinho. Meninas, essa parte eu vou pular, ok?
Quem quiser o selinho, pode pegar. Será um prazer.

O terceiro passo é listar 7 coisas que mais gosta:
1 - Ficar com minha família
2 - Viajar
3 - Cuidar da minha casa
4 - Estudar
5 - Meu atual trabalho
6 - Jogar conversa fora
7 - Comprar (olha a compulsiva ai, gente!)

É isso tudo por hoje.
Beijos






9 comentários:

  1. PENSE NUMA PESSOA QUE TÁ DE BOCA ABERTA AQUI KEL??? euzinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa....nossa...que orgulho de ver essa minha amiga tão linda e nos inspirando.Parabéns...como te admiro!!!estava com saudadesss de vc...me perdoa o sumiço, mas foi por motuvos maiores.mas a sua amiga roliça aqui tá voltando com tudo!!! bjussssss vc está LINDAAAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  2. Amiga linda, já tá ficando repetitivo, mas é verdade: Me vejo nos seus posts! Pensamos e agimos de forma muito parecida e não é à toa que os resultados também são muito parecidos.

    Parabéns pelas reflexões sempre tão sábias! Tenha um restinho de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Kel você é inspiradora seus post mexe com a gente por dentro nos fazendo refletir, ser magra(ou ficar menos gorda no meu caso) ou emagrecer é isso mesmo é abrir mão de muita coisa de uma mudança de vida (no meu caso) radical, tive que aprender a conviver com os problemas sem a solução da comida, nem todos dias são como eu gostaria mas na maioria me saio bem, essa nova vida me fez descobrir algo tão maravilhoso dentro de mim, me fez ver que eu tenho uma força que eu nem imaginava me sinto feliz me sinto forte. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel adorei seu post fez pensar bastante! Bjks

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Nossa que post nota 10! Era bom lermos todo dia isso rsrs
    faz bem refletir né.
    Desculpe o sumiço... meu pc tava com problemas.. de novo rsrs
    Mas é isso ai, beijão e seguiremos firmes!

    http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. uaaaaau
    li e chorei!
    Kel, muito obrigada pela força!!!!
    E muita força pra que vc continue na luta e alcance sempre seu objetivos.
    um cheiro
    B.

    gobetina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. LINDAAAA, tava com saudades desse seu cantinho!!!
    e adoreeei o post.. vamos firmes e contentes sempre!
    bjoo e uma excelente quinta!!

    ResponderExcluir
  8. Kel, tô saindo daqui muitíssimo melhor do que cheguei! Seus post arrasou quarteirão! Obrigada por dividir sua experiência com a gente, e muito mais que isso, nos motivar!

    Vou levar comigo muito do que eu li em especial "o maior responsável pelo nosso emagrecimento somos nós". Preciso fazer isso por mim!!!!!

    Um abraço de ursa!

    ResponderExcluir
  9. oi querida...emagrecer é uma apredizado...cada dia aprendemos como nosso corpo funciona com determinado alimento...reeducação alimentos é tudo. Acho bem complicado esse negócio de fazer a cirurgia, justamente porque não aprende a comer...uma boa noite!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...