Social Icons

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dicas sobre o que funcionou comigo

Eu penso que o processo de reeducação é também um processo de autoconhecimento. É a hora de prestarmos mais atenção na gente, em como nosso corpo funciona e também como trabalham nossa cabeça e nossas emoções. São praticamente 7 meses em RA com algumas extrapoladas planejadas e outras não, algumas oscilações de peso, 19 quilos eliminados e a certeza de este é o caminho para uma vida saudável.

A rotina (que é tão ruim às vezes) tem sido minha parceira nesse processo. Consegui conciliar meu dia a dia à necessidade de me alimentar corretamente. Também descobri alimentos e receitas que me ajudam bastante a fazer trocas inteligentes. De todos que descobri, separei 5 que servem como dica e funcionaram perfeitamente para mim. Claro que não é uma indicação e sim uma sugestão. Sempre converse com sua nutri ou médico para saber se está liberado para você.

1 - Chá de gengibre - Santo remédio para inchaço. Eu tomo em torno de meio litro por dia, dizem que mais do que isso pode desenvolver gastrite. É termogênico, então obriga seu organismo a aumentar o ritmo. Geladinho ou morninho no inverno é show!

2 - Granola e iogurte desnatado - São a minha salvação de todas as tardes. Minha fome lá pelas 3 horas é triplicada, difícil mesmo de controlar. Sempre comi demais nesse horário e tentei vários alimentos que me dessem saciedade para só fazer 1 lanche na parte da tarde e esses foram os únicos que seguraram a "fera"! Opto pela granola light.

3 - Leite fermentado - Bom, meu intestino sempre foi devagar quase parando. Pesquisando, descobri que às vezes a nossa flora intestinal está prejudicada e aí é necessário repovoá-la e os lactobacilos do leite fermentado fazem isso. Só uma dica: No mercado tem um monte de marcas que são bebidas lácteas e não leite fermentado. Observe sempre se na embalagem consta a informação de que contém os tais bichinhos importantes (eu só compro Yakult ou Chamyto - esses não tem glúten).

4 - Não deixe de comer o que você gosta, mas reduza e muito a frequência disso. Tente opções menos calóricas ou light desses produtos. Agora, se a sua tara é com coxinha, pastel e risole como eu...não tem jeito. Assuma que isso faz mal e elimine da sua vida. É mais gostoso fazer as pazes com o espelho e com sua satisfação pessoal do que dar uma mordida em salgadinho. A farinha branca tem um poder viciante mesmo. Se você conseguir ficar longe por pelo menos 1 mês, garanto que a vontade diminui quase por completo. Por experiência própria - É POSSÌVEL!
Outra coisa que eliminei foi o refri. Nem light ou diet valem mais. A quantidade de sódio dos refrigerantes é imensa e isso é péssimo para saúde. Vá de sucos, se possível naturais, porque os de caixinha também tem muito sódio, conservantes e açúcar. Eu hoje opto pelos chás ou água mesmo.

5 - Esse é específico, algo que valeu para mim. Já falei que decidi fazer um teste (indicado por uma profissional) retirando da minha alimentação o glúten. Já no primeiro mês notei uma diferença absurda principalmente na diminuição do inchaço, na minha disposição e decidi manter esse hábito. Hoje só consumo o glúten da granola, que tem aveia (é difícil achar a isenta da proteína). Desde que iniciei esse teste percebi que a minha vontade de comer doce caiu muito e a vontade de carboidratos também. Minha barriga desinchou e minha pele melhorou 100%. 
Depois disso tudo, acabei descobrindo que não tenho alergia ao glúten, mas intolerância. Por isso, optei por evitar o trigo. Como de tudo (pizza, pão, etc), mas sem glúten - pão de queijo pode, ok?

É isso, meninas.
Fazer RA não é se privar, fazer dieta de alface. É aprender a comer certo.
A gente sabe que doce, fritura, refri e industrializado faz mal. Então não enxergue como sacrifício não comê-los. Veja como um bem que você faz para si mesma trocando esses lixos por coisas saudáveis.
É difícil no início?
Claro que é. Mas é possível.
A mudança de pensamento em relação a essas coisas é essencial. A gente cresce aprendendo a comer errado, então mude seus hábitos. Coma o máximo de comida de verdade que você puder, vá trocando aos poucos para não assustar seu paladar. Faça esse bem por você.
A gente merece!

Selinho Musical

Ganhei esse selinho da Deh:


Agora vamos a playlist.
Eu começo com músicas mais leves e depois vou aumentando o ritmo, para descer novamente no fim. Tem um pouquinho de tudo e eu sempre alterno as músicas do mesmo cantor ou grupo.

1 - Papo Cabeça / Apenas mais uma de amor / Pop Star - Lulu Santos
2 - I cant take my eyes off you - Barry White
3 - Monobloco (algumas deles)
4 - Firework - Kate Perry
4 - I gotta Feeling - Black Eyed Peas
5 - Algumas do Capital Inicial
6 - Gosto de terminar com uma que eu possa fechar os olhos e curtir, então fico com Cold Play - Paradise e Viva la Vida. Tenho um carinho especial por Colorir Papel do Jamil e sempre a escuto também.

Beijinhos em todas. Estou indo na casinha de vocês.



11 comentários:

  1. Oi lindona!
    Adorei as dicas =)

    Tem tanta coisa que faz mal, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar excluir o gluten tbm amiga, obritgada pelas dicas, grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel, eu concordo q não devemos deixar de comer o q gostamos e q RA é um processo progressivo e não uma restrição temporária. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Cha de gengibre com canela e maça, ou casca de abacaxi *-----------------*
    Coisa mais deliciosa do planeta!!! \o//
    E concordo plenamente, tem que APRENDER A COMER, e não deixar de comer tudo o que comia antes, só assim isso será um processo pra toda a vida!

    :**

    ResponderExcluir
  5. Olá Kel!!
    Que post maravilhoso.... menina o que será isso???? Eu também fico mais desesperada por comer depois das 3... nossa preciso acertar um alimento também que socorra rsrsr
    Bjs

    http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. kel...minha amiga linda...disse tudo no seu post de hoje...nada de privações e colheremos os frutos!! 19kg off não é pra qualquer um, parabéns guerreira!! bjussssss

    ResponderExcluir
  7. Oi kel, ótimas dicas, eu tenho notado algumas coisas também que dão certo pra mim... tentando organiza-las melhor nesse processo pra ter sempre e ver resultados!

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Olá querida, obrigada pelo carinho e ela visita!
    Concordo contigo viu, e depois de uma vida longa "comendo errado" mudar a cabeça e ser saudável tá bem dificil, mas iremos conseguir, certeza disso!!!

    Ótima sexta, beijão!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Meu bem,
    Tudo bom?
    Adorei as dicas do seu blog. Serio mesmo !
    É muito verdade que reeducação é um auto-conhecimento acima de tudo. É um novo mundo a se descobrir. Uma nova pessoa a se moldar. Bom.
    Sou velha ja na vida de blogosfera e reparei que temos varias amigas em comum. Achei um absurdo agente não se conhecer.
    E claro, vim me apresentar.
    Me chamo Izabela e agora tamo junta nessa jornada.
    Te sigo !
    Bjao

    ResponderExcluir
  10. Hum adorei! Obrigada por dividir com a gente!

    Nada como o tempo, pra gente ir adaptando as mudanças, acostumando com um novo estilo de vida...

    Boa semana!
    Um abraço de Ursa!

    ResponderExcluir
  11. Kel, amei o post! A minha fome terrível costuma vir no começo da noite, entre 18 e 19 horas...

    Tô passando no blog de algumas amigas aqui do blog pra dizer uma coisa que acho importante: vou passar uns dias afastada do meu blog, e vc vai fazer muita falta pra mim. Seus comentários são sempre estimulantes, e seus posts sempre enriquecedores. Obrigada!

    Beijo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...