Social Icons

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

E o tal do Glúten, hein?

Meninas, como vão?
Estava meio sem assunto para escrever hoje. Aí passeando pelos blogs da vida encontrei o da Carólis aqui, que eu nem conhecia, e a postagem dela hoje era sobre Glúten. Fiz meu comentário e como já havia dito em outro post que iria contar a vcs minha experiência sem a proteína, achei uma boa escrever sobre isso agora.

Introdução feita, vamos aos fatos:

Comecei a dieta sem Glúten dia 28 de setembro, indicada por uma nutricionista. Sempre tive problemas sérios de rinite, dificuldade de controle no peso, sintomas de hipotireoidismo que não desapareciam, mesmo com as taxas aparentemente controladas. Sempre tomei religiosamente meu hormônio tireoidiano, mas mesmo assim me sentia cansada, com dificuldades de memória, suava muito, etc. Não havia muita explicação para o que acontecia e eu sempre pesquisei muito uma explicação para isso. 
Topei iniciar a dieta, mesmo com todas as "restrições" que ela apresentaria. No início, só pensei em excluir o trigo da minha vida, mas no terceiro dia, já percebi que não dava. Gosto de pão e seria complicado viver sem. Pesquisando na internet encontrei muitas receitas de bolos, pães, biscoitos e até pizza sem Glúten \o/. Continuei comendo tudo que eu comia, pães, pizzas e outros. 
Óbvio que faço reeducação alimentar e o resultado que tive não foi só por retirar o Glúten, mas com certeza melhorou minha qualidade de vida.

Nesses dois meses e meio o que eu ganhei (ou perdi):

1 - 10 quilos a menos. Acertei minha alimentação e retirei o Glúten. Os dois juntos, aliados à AF me deram esse resultado.

2 - Diminuição imensa na rinite alérgica. Para vcs terem uma idéia, pelo menos 3 vezes na semana precisava tomar antialérgico para controlar os espirros e a coriza. Fazem 2 meses que não tomo nadinha. Quanto ao descongestionante nasal, usava um frasco por semana (4 ao mês). Hoje uso 1 por mês e sei que às vezes pingo mas por uma questão de vício do que outra coisa.

3 - Pele. Tenho 36 anos e até pouco tempo tinha pele de adolescente. Lotada de espinhas e cravos no rosto, braços e costas. Não tem mais nada, meu rosto está limpinho e é uma delícia não viver cheia de machucadinhos como antes, porque eu não aguentava e espremia.

4 - Disposição. Melhorou muito. Antes, era uma luta levantar todos os dias às 06:30. Hoje acordo numa boa e me sinto realmente descansada. Meu ânimo e disposição, no geral, aumentaram muito e meu humor também. TPM praticamente desapareceu.

5 - Diminuição dos sintomas da hipo. Minha memória tem melhorado muito, o suor excessivo diminuiu. Também notei melhora na qualidade do sono.

Agora um detalhe. Fiz dois testes nesse período e consumi o Glúten. Um foi durante a viagem que fiz em 16/11 a Porto Seguro. Comi 1 mini pão francês. Saí do café da manhã, com uma imensa dor na barriga. Essa dor permaneceu por um bom tempo e foi como se eu tivesse comido um boi. No fim da tarde é que passou. A outra tentativa foi semana passada. Tomei 2 chopp´s com o marido e no outro dia, espirrei muito e tive uma crise de rinite alérgica feia que sumiu como por encanto no outro dia. Não tomei nenhum remédio, segurei a onda já que estava em casa. Tudo isso me leva a crer que estou limpa de Glúten e meu corpo não gosta quando eu como algo com ele.

Conclusão

Não quero mais o Glúten na minha vida, vou evitar sempre que puder. Veja bem, não estou dizendo que nunca mais comerei glúten. Vou comer e beber sim alimentos que tenham glúten, mas sei que poderão aparecer efeitos dele que somem rápido (em torno de 12 horas depois meu corpo elimina). Percebi que a minha qualidade de vida melhorou muito e para mim, valeu e muito à pena. É possível sim, viver sem o Glúten, comendo tudo que você comia antes dele (com exceção do chopp e cerveja que não encontrei substitutos isentos). 
Meu marido por minha causa, também aboliu essa proteína e só escapa algumas vezes que bebe. Ele também tem se sentido muito bem, mais disposto. Tenho amigos que seguiram a mesma coisa e também tiveram ótimos resultados, não só emagrecendo, como melhorando a qualidade de vida.
Penso que não é algo difícil e vale a pena mesmo tentar, sempre procurando um profissional antes, claro.
Não completei ainda os 3 meses indicados pela nutri, mas pelo que percebi em mim, já fiz minha opção. 
Glúten no more!

Bem, é isso por hoje. Beijos.

5 comentários:

  1. Oi Kel! Que bom que tu gostou do post, fiquei muito satisfeita com teu esclarecimento, pq essa questão do glúten realmente está me intrigando... gostei que tu disse que há os substitutos para o trigo e já vou pesquisar sobre eles, pq se tem uma coisa que eu não conseguiria seria ficar sem pão, massa, etc etc... até pq isso faz parte do nosso dia a dia, não tem como estar sempre evitando né? quanto aos teus sintomas, eu não tenho todos eles, mas volta e meia me sinto cansada, sem disposição, minha memória é péssima, e eu tenho um pouco de dificuldade de concentração... minha alimentação é saudável, eu tomo bastante água, como frutas, verduras todos os dias, então estou disposta a tentar abolir o glúten por um tempo para ver as mudanças que vão ocorrer, por isso quero pedir pra minha nutri um auxílio e semana que vem já vou falar com ela! Adorei que tu me achou por aí por esse mundo de blogs, rsrsrs... já estou te seguindo! Bjss!!!!

    ResponderExcluir
  2. Kel, é tão bom quando a gente encontra um caminho que trás resultados positivos né querida?
    Achei interessante ver toda a diferença que fez na sua vida se afastar do glúten.

    Beijo Beijo linda

    ResponderExcluir
  3. Kel, que bom que você se deu bem com essa alimentação
    sem o Glúten! Não tem coisa melhor do que poder entender
    o nosso corpo, assim você sabe o que te faz ou não bem,
    e poderá sempre escolher a melhor opção!!
    Continue firme sempre minha linda!!
    Beijos Gih♥

    ResponderExcluir
  4. Que ótimos resultados Kel ... continue se esforçando cada dia mais ... abraços

    ResponderExcluir
  5. É ISSO AI KEL...QUE A CADA DIA VC VENÇA MAIS E MAIS E QUE COLHA FRUTOS MARAVILHOSOS! UM LINDO FIM DE SEMANA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...