Social Icons

sábado, 5 de janeiro de 2013

Vício em comida

Dia desses navegando por esse mundão que é a internet, li uma matéria que falava sobre o vício em comida e que, inclusive, há no Brasil inteiro vários grupos de apoio a essas pessoas que sofrem com a falta de controle alimentar. Muitas pessoas obesas ou com compulsão alimentar na verdade são viciadas em comida e como tais, precisam ser tratadas como se trata um dependente de álcool ou drogas. Só que há um agravante: Para um alcoólatra ou dependente químico, afastá-lo da causa do vício é a primeira ação para livrá-lo do problema, mas e os viciados em comida? Como afastar alguém daquilo que o mantém vivo? Como ensinar a  uma pessoa que não consegue se controlar, a comer direito?

Eu fiquei pensando nessa questão e me aprofundei, pois me vi em várias reportagens, em vários casos e até na descrição dos momentos compulsivos. Fiquei pensando no meu processo de emagrecimento até aqui e no quanto eu oscilo entre seguir a RA à risca e me jogar na comida até me sentir mal. Será que eu realmente mudei meu comportamento ou é nessas horas de "relaxamento" que eu mostro o meu vício?
Nestas festas de fim de ano, exagerei na comida e na bebida e me senti imensamente culpada pelo que eu fiz, mas essa culpa passava assim que via novamente a mesa cheia. Não é esse um comportamento viciado?
E quando eu chegar ao peso que eu quero e a balança marcar os 68 quilos? Como vou manter se em alguns momentos não consigo parar?
Hoje, eu eliminei o excesso de peso do Natal e Reveillón, voltei ao peso que estava em 24/12 - 78,900, mas cheguei a 81 quilos nesse período. Não quero esse engorda-emagrece 2 quilos, quero comer direito e pra sempre...mais do que nunca quero aprender a parar.

Já fui a várias reuniões dos Alcoólicos Anônimos por causa do meu pai, que era viciado em álcool e morreu disso. Era criança, mas já tinha aprendido a filosofia deles. Então...Um dia de cada vez.

Só por hoje, vou fazer o possível para me manter firme na RA e na AF. 



14 comentários:

  1. Oi Kel...Me vi com essa pergunta várias vezes:Será que eu sou uma comedora compulsiva? Já li sobre esse tema e vou dizer que é apenas um dia de cada vez mesmo.Força mulher você é capaz e vai longe!!!
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Olha Kel... estamos no mesmo barco, já pensei até em fazer terapia. Mas quando vi que consegui emagrer 3 kg em 28 dias chego a conclusão que não é vício não. É apenas o momento, o estado emocional, as circunstâncias... etc. Percebi também
    que quando eu engreno 5 dias seguido de RA E AF eu me sinto super forte rsr... mas é assim mesmo amiga. Nossa esses dias de festas mesmo comi até! Mas sem neura, vamos ficar firme e sempre com metas compatíveis com nosso emocional!
    BEIJOS

    http://papodemulheremaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Kel, estava pensando nisso ontem, acredita? Parece que a gente vai bem na RA até comer uma besteirinha. Aí vem uma vontade louca de comer mais e mais bobeiras. Controlar de novo é fogo! Ontem, por exemplo, foi minha folga semanal e tomei um milkshake. Ô vontade de continuar comendo doce até amanhã! heeh!

    Ana Fink (http://laedevoltaoutravezz.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  4. por isso que digo que vicio em comida é trash... não tem como se afastar dela e o povo ainda tenta enfiar comida guela abaixo da gente... Bjuuuus!

    ResponderExcluir
  5. Kelzinha, também me pego pensando muito nisso, e ultimamente com maior frequencia como me controlar verdadeiramente? como me alimentar saudavel em todas as ocasioes?
    Como vc disse um dia de cada vez, beeijos amiga!

    ResponderExcluir
  6. O mais difícil é vencermos o pensamento (sabotador) do "só dessa vez", ou "só mais um pouquinho"... é uma luta constante!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, já me perguntei isso várias vezes.. as vezes começo a comer tudo que está pela frente, sem conseguir parar, quase sempre e noite, qdo chego em casa e vejo as coisas na minha frente... aí penso: "ah, amanhã eu compenso.." as vezes compenso mesmo, mas as vezes, principalmente fins de semana, no outro dia acabo continuando a comer mais e mais... o pior de tudo é a culpa né... é muito ruim, a sensação de fraqueza diante da comida é terrível... por isso tento pensar que nem tu, só por hj vou comer direito, só por hoje preciso seguir firme minha RA! super beijo querida!

    ResponderExcluir
  8. Como é dificil né Kel?
    mas estamos aqui paara lutar ,
    e que nao aconteça mais enfeito sanfona!
    =]
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu era viciada ... comia só pelo prazer de ficar mastigando, hoje estou livre disso!


    Bjs
    http://simplesassimmesmo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. oi linda..acho que o inicio de qualquer cura é assumir que temos o problema né..eu assumo, sou compulsiva e viciada em comida..meu lema é exatamente esse: SÓ POR HOJE, NAO VOU COMER.. e matamos um leão por dia.. adorei o post, assunto super interessante..bjs
    http://meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br
    @Denniblog

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel, você mora no Espírito Santo? Eu vi em outro post você falando que foi na Garoto.
    Realmente a compulsão alimentar tem um agravante no tratamento que é não poder deixar de comer, mas também existem pessoas com outros vícios que não abdicam totalmente de sua compulsão. Uma vez ouvi um médico dizer que alguns alcoólatras conseguem se esquivar do total descontrole ingerindo pequenas doses de bebidas em situações sociais, mas não sei dizer em qual nível de alcoolismo a pessoa se encontrava.
    Você está certa por pensar em fazer a RA um dia de cada vez, acho que vendo a situação dessa forma diminui muito a ansiedade e você sente a sensação de dever cumprido a cada dia.

    Este ano quando eu estava na praia vendo os fogos me lembrei do seu post sobre o que desejou na virada do ano passado e que ele se realizou durante o ano, tomara que este ano sejamos bem sucedidas com nossos desejos =)
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel, eu sou de Vitória e nunca fiz esse tour no interior da fábrica de chocolates kkk Já perdi várias oportunidades, mas quem sabe um dia...
    Eu não costumo frequentar muito Vila Velha, mas já fui muito na praia de Itapoã quando eu era criança. Esse reveion eu passei no estado mesmo, mas fui mais para o sul na casa de parentes.
    Você vai amar morar aqui no estado, ele é pequeno e aconchegante, mas tem diversificação de cultura, dá para aproveitar bem o turismo interno.

    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Kel que coisa incrível seu post, me tocou mais do que imagina (pra variar, vc sabe que amo o que você escreve).
    Há cerca de 2 meses tive esse mesmo insight, percebi que não há diferença na minha visão entre um viciado em drogas ou um viciado em comida, a diferença é apenas o objeto de compulsão.
    E se eu era uma viciada em comida, acabei adotando como base o que um viciado em álcool faria quando em recuperação. Se sei que certos tipos de comida (açucar e fritura em geral) são gatilhos pra mim, evito, realmente não faço.

    Enfim, realmente amei e o assunto e mais uma vez me admirei com as suas palavras minha querida.
    Você sempre vai ter um lugarzinho especial no meu coração exatamente por dizer sempre a coisa certa e sempre na hora certa!

    Beijo Beijo

    ResponderExcluir
  14. Bom dia linda! Estou muito orgulhosa de você por esse post. Eu confesso que sou extremamente viciada em comida. Afinal, por muitos anos usei a comida como saída para todos os meus problemas, assim como algumas pessoas usam o alcool ou as drogas mais pesadas. Parabéns pela iniciativa de falar sobre esse assunto. Beijinhos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...