Social Icons

quinta-feira, 7 de março de 2013

Abrir mão é difícil?

Oi meninas, tudo bem?

Preciso falar sobre algo que me aconteceu e me fez pensar:
Estava na faculdade na terça e conversa rolando, alguém me perguntou o que tenho feito para emagrecer. Uma me deu o caderno e pediu para escrever o que eu não como mais. Eu morri de rir e respondi: Não tem segredo. É comer certo e fazer exercício.
Aí vieram os comentários: Mas eu não consigo ficar sem chocolate todo dia, eu não consigo dizer não ao refri, ao salgadinho, aos doces, exercício nem pensar e etc. A que me entregou o caderno  abriu a bolsa e tirou de lá 10 bombons miniaturas, mais 2 pirulitos, confete...Parecia uma bolsa-bomboniere!
Uma delas disse que estava com sérios problemas de saúde, quase diabética, colesterol nas alturas, mas não conseguia perder peso. Essa me perguntou se eu não como mais chocolate e eu respondi que sim, mas diferente de antes, como de vez em quando e muito pouco porque não é a quantidade que mata a vontade. 
Pronto! Foi um tal de "Meu Jesus, eu não consigo ficar sem chocolate!" ou "não dá pra eu não comer doce todo dia!" e também "eu PRECISO tomar coca-cola todo dia, senão piro!".
Eu somente sorri e disse: 
Esqueci que tem um segredo para perder peso. Você realmente precisa querer!
Todo mundo sabe o que faz mal, o que engorda. O problema é estar disposto a dizer não, a abrir mão. 

Tem que querer de todo o coração, com todas as suas forças. Só assim a gente consegue a motivação necessária para dizer não ao enorme mundo de guloseimas que nos cercam. É preciso querer muito para entender que a quantidade é o problema e que a gente tem que aprender a parar. É preciso querer muito para ter disposição em fazer boas escolhas e rejeitar aquilo que todo mundo sabe que faz mal.

Não sou dona da razão, mas acho que o primeiro passo não tem que ser dado por nutricionista, endocrino. Somos nós, os maiores interessados é que temos que começar. Já atendi em uma clínica de diabéticos e me questionava sempre do por quê dessas pessoas saberem o efeito do açúcar no organismo delas e mesmo assim continuarem comendo. Com o tempo, descobri que a doença estava presente, mas muitas não queriam abrir mão de nada para mudarem de vida, para terem saúde. 
O "abrir mão" era difícil para essas pessoas e elas se agarravam a comida e ao açúcar como tábua de salvação (que paradoxo, hein!). 
Existem pessoas com dificuldades de abrir mão, de mudar o caminho. Ficam ali, enraizadas nas suas crenças e não conseguem pensar em outra possibilidade. Racionalmente ela quer mudar, mas não consegue porque algo mais profundo a faz se sabotar, a faz voltar sempre ao caminho de antes. Por isso é importante se conhecer e  puxando sardinha para meu lado - a terapia é importante.
Eu tentei de todas formas emagrecer, dizia aos quatro ventos que queria muito. Mas hoje vejo que nunca quis de verdade, o meu querer era superficial. Tinha algo mais forte que sempre me impedia de continuar. Só depois que eu descobri na terapia o significado profundo que a comida tinha para mim é que consegui engrenar e ficar firme.
Na RA ou numa dieta, temos que abrir mão de muita coisa. Mais do que isso, temos que dizer não quando, na verdade, queríamos aceitar e repetir. Em vários momentos temos que ir contra nossas emoções. Não é fácil mudar os hábitos e rejeitar aquilo que, por anos, engolíamos com o maior prazer do mundo. Não é fácil abrir mão da importância da comida, não é fácil abrir mão do corpo gordo. Não é fácil deixar de viver no automático e pensar se deve ou não comer mais um brigadeiro.Prestar atenção na gente é complicado e algumas pessoas nunca se perceberam de verdade.


Eu, várias vezes pensei. Mas e quando eu chegar aos 68 quilos, meu objetivo? Vou ter que continuar controlando tudo que como? Hoje eu sei a resposta.
Meu corpo, ao contrário do que eu pensava antes, é sábio e digno de confiança.
Eu estou reeducando ele. Há quase 6 meses tenho aprendido o que fazer e o que comer. Não há controle, há aprendizado e se eu aprendi a comer certo, não tem razão para engordar novamente. Existem coisas que comia e hábitos alimentares que eu abri mão e rejeitei mesmo, para sempre. É uma nova vida que eu escolhi.
Eu decidi abrir mão da Kel de antes. Decidi mudar o caminho, mas só consegui depois que descobri o que o antigo caminho de gordura e guloseimas era para mim.
Sei que sou mais feliz agora e é assim que quero ficar.
A comida é o que eu preciso para sobreviver. Para viver eu preciso de saúde, de estar feliz e satisfeita comigo.

É isso, amigas.
Abrir mão não é fácil, mas é necessário.
Se está difícil continuar, procurem ajuda mas não deixem esse novo caminho.
A gente merece!

13 comentários:

  1. Oi, olha, eu estou firme na R.A e te digo: sou muito mais feliz comendo saudável do que comendo trufas todos os dias, como eu fazia. Porque meu corpo se sente com mais energia, me sinto mais bonita. Eu achei que não conseguiria passar um dia sem doce, hoje consigo comer só de 15 em 15 dias e me sinto bem com isso! Querer é poder!

    ResponderExcluir
  2. Texto lindo e motivador, muito obrigada!!

    Estou bem no começo da minha transformação, e já sei que é pra sempre.

    Parabéns pela força. Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel perfeito seu post de hj só emagrece quem realmente quer! Amei! Bjks

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto, parabéns, bastante motivador.

    ResponderExcluir
  5. canseeeeeeeeeeeeeeeeeei de responder na rua, mercado, trabalho, banco, igreja, escola das crianças, açougue e o raio ke o parta o ke eu tinha feito pra emagrecer.. e aí vinha akela cara de decepção das pessoas por eu nao ter uma fórmula mágica..rs.. daí teve um dia que eu tava na fila da padaria e veio uma menina e falou.. nossa como vc ta magra, o que vc fez.. e quem me segue a mais tempo ou me conhece sabe ke meu pavio é curtin..rs.. e foi bem num dia que eu tava cansada, querendo chegar em casa logo, sem paciencia e na hora que eu dei por mim ja tinha saído a seguinte frase "não sei, acordei assim"... kkkkkkk.. bjokas lindeza.. ja to seguindo..bjs

    ResponderExcluir
  6. ADOREI, ADOREI este texto fantástico.
    Se gostar do meu blog, se quiser, se lhe apetecer, podemos ser seguidoras e amigas.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  7. UAU!!!
    Que bom que aceitou o meu convite.
    1000 beijos

    ResponderExcluir
  8. Este blog é irresistível. Fico como seguidora.
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
  9. Um dos melhores posts que vi até agora. Penso exatamente assim e passei pela mesma experiência até iniciar a mudança que carregarei para a vida. Parabéns, Kel!!!

    ResponderExcluir
  10. Texto muito bem colocado, tem realmente que abrir mão de muita coisa, tem realmente que querer muito porque a jornada é tão difícil que se você estiver fazendo pelos outros você desiste. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. oie, olha terapia ta me ajudando demais, eu faço a tres anos e lha tava emagrecendo bem,daí parei um ano e voltei agora em dezembro, ainda to meio perdida, mas já estou me reencontrando, acredito q a terapia não é magica, mas ajuda vc a se reencontrar e se reencontrando a gente vai jogando os kilos fora....

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde florzinha! Concordo plenamente com cada palavra dita por você. Quem realmente quer eliminar peso tem que fazer certos esforços. Afinal, não existe fórmula mágica. Tenha uma semana abençoada! Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. oi querida é assim mesmo,né? ninguém acredita...mas cada um tem seu momento...e tem que querer...e qdo se quer faz o que tem que ser feito...bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...