Social Icons

terça-feira, 2 de abril de 2013

O monstrinho do consumismo

Olha eu aqui! Demorei mas consegui vir.
Novidades desde dia 27:
TPM brava se foi deixando um saldo enorme de peso. Pois é, engordei.
Na quinta feira passada estava com 73,5 quilos (quase 1 quilo  meio a mais), mas consegui voltar para os trilhos e hoje a balança já cravou 72 redondinhos. UFA!
Feriado comi chocolate (no total do fim de semana foram 5 bombons), peixe grelhado e frito, pirão, sorvete e muita salada. Tenho tomado pouca água e acho que isso está me prejudicando, então tratei de incorporar novamente o meu copão (daqueles de misturar suplemento de academia) de chá de gengibre na minha bolsa tiracolo. Tomando esse chá meu corpo desincha e meu metabolismo acelera, o que me ajuda bastante.
Acredito que agora retomo de onde eu tinha parado.
Sexta vou para à praia com minha família e ficaria imensamente feliz de ver na balança a casinha dos 71 me dando tchau. Vamos batalhar pra isso!

Bom, vamos falar sobre algo que está me fazendo pensar:



O Consumismo.

Perder peso sempre significou pra mim melhora de saúde. Mas ninguém aqui é hipócrita de dizer que a estética não é importante. Eu, que sempre vesti jeans e blusa larga, primeiro me vi comprando um monte de roupas tamanho GG e EG para ficar na moda e me sentir melhor. Isso foi lá trás, quando eu decidi assumir meu manequim 48. Tive uma fase consumista demais, mas esse novo olhar para mim me ajudou muito a tomar a decisão de emagrecer.


Bom, venho emagrecendo e as antigas roupas ficando largas, sem forma no meu corpo e desconfortáveis.

Meus sapatos antes 39/40 agora saem do meu pé que voltou ao tamanho 38.
Lá vem de novo o monstrinho do consumismo me pegar.
Sei que tenho exagerado e isso me incomoda. Meu marido, para me agradar, diz que é normal porque agora gosto mais do meu corpo e isso estimula comprar mais roupas. Quero estar bonita, na moda e moda era tudo que meu guarda roupa não tinha.
A vontade de trocar o guarda roupa é grande e haja dinheiro para bancar isso tudo.

Há uns 3 meses a coisa degringolou e eu só percebi com uma situação em especial. Eu sempre tive o sonho de ter uma minissaia (escrevi correto?) jeans. Assim que coube em uma 42, eu comprei. Ela está lá, no meu cabide, há 2 meses. Não tenho coragem de usar algo tão curto. Detesto chamar atenção.

Comprei por impulso essa peça e me arrependi. Nunca vou usar.
Acendeu a luz vermelha! 
Pra que?
Claro que tem o lado bom. Tem muita coisa que comprei e uso. Fiz bons negócios nessa temporada de liquidações (Ô tentação!). Mas o que me intriga é :
Será que é uma fase e daqui a pouco eu me acostumo com esse novo eu ou é a compulsão dando as caras com uma nova roupagem (olha a palavra mágica aí de novo!)
Tenho exagerado e isso é fato. Mas como sair desse ciclo?
Ainda quero perder mais peso, chegar ao manequim 40. Sei que tudo que eu comprar agora ficará largo daqui a pouco. E aí?
Como dizer não a um desejo de ter algo que se gosta, quando tudo que mais queria na vida era poder escolher uma roupa e não ser escolhida por ela?

Tenho conseguido controlar bem a compulsão alimentar, mas compulsão não é a mesma coisa que um comportamento desenfreado, em que se pratica o ato sem precisar?

Ninguém precisa comer uma caixa de bombons inteira, assim como ninguém precisa ter no seu guarda-roupa 10 bermudas. Vejo uma relação forte entre a comida e as compras.
Sei que pode parecer idiota e fútil o que eu escrevi e talvez seja menos importante que o problema de muitas. Mas entendo que esse espaço é para trocas e discussão daquilo que incomoda a gente. Por isso, gostaria muito de saber se alguém passou por isso ou passa e como saiu dessa.

Beijos, na hora do almoço vou na casinha de todo mundo.








9 comentários:

  1. Oi Kel, parabéns pelos kilos eliminados! Já retomou o caminho do bem! :-)
    O que eu faço é comprar poucas peças porque ainda quero sim emagrecer mais, mas não quero disperdiçar um dinheiro que poderia investir em outras coisas que gosto como viajar :-) Eu sempre me auto convenço assim, negociando comigo mesma sobre o que é mais prioritário pra mim.
    Beijocas e ótima semana! :-)
    Carla Pancha

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel, mês passado comprei muitas roupas e olha q ainda quero eliminar 20kg... depois me arrependi pq algumas já estão largas e com uma usada... é difícil controlar isso pq acho q acabamos por transferir um pouco da comida para as compras. Uma nova luta q se inicia. Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oiê... olha Kel, aqui a tpm também tá pegando feio! rsrs

    Tbm sou um pouco compulsiva com compras, se me largar no shopping é estrago na certa! E como eu quero emagrecer, não é a hora certa para as benditas compras!!
    :\ bjão
    pesodos30.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Kel, a questão do consumismo tem que ser trabalhada assim com a R.A, é um processo, claro que é tudo de bom usar uma roupa alguns números menor, mas pense como se fosse jacar - Será que eu preciso disso? Não vou me sentir mal depois?
    Força florzinha, até o fim da semana você vai ver os 70 - 71 com certeza.
    :)

    ResponderExcluir
  5. lindeza.. eu sou consumista diagnosticada e não posso negar que o fator emagrecimento contribuiu pra um agravamento da situação que eu to tentando de todas as formas controlar.. mas cuidado sim.. que pra adiquirir a tal compulsão por compras.. basta começar a comprar.. bjokas e sucesso

    ResponderExcluir
  6. oie, eu sou consumista viu, ja me enrolei quando emagreço,dai nesse engorda e emagrece fico de olho, tenho roupa p gordinha p mais magra e vou me virando, diminui bem p ajustar as contas, fico de olho, pq sei q e uma descarga mesmo,o que vc tem q perceber se ta comprando p desfocar a compulsao ou se ta comprando por prazer por que quer.. acho q dai fica mais fácil eu diminui minhas compras assim e preciso melhorar mais!! beijosss
    há sabe uma coisa que me ajudou, foi reformar minhas roupas, dai aperto modifico numa costureira boa e dai evito gastos!!!

    ResponderExcluir
  7. Kel, que bom que vc voltou! Estava sentindo falta, já.
    Olha, nunca passei por isso, de ter compulsão por compra. Assim como a Carla (ali em cima), eu tb prefiro poupar para viajar.
    Além disso, sempre, IMPRETERIVELMENTE, eu experimento a roupa e vou dar mais uma volta. Pq dá tempo de digerir se gostei realmente daquela imagem. Mesmo que a vendedora diga que não pode reservar a peça, eu vou dar uma volta. Se eu gostar, voltar e não estiver mais lá, é pq não era pra ser minha, mesmo! hahaha
    Melhor do que ter roupa (e dinheiro) encalhada no armário, né? Pensa no que a Marcela (tb aí em cima) falou sobre levar as roupas maiores numa costureira até atingir seu objetivo! Falta tão pouco agora!! ;)
    Beijão.

    ResponderExcluir
  8. profunda sua reflexão...querida, eu tb trato o meu relacionamento com a comida como um vício...tem que cuidar com esse consumismo, para não trocar um vicio com outro...a Carla (a teimosa), que fala bem disso...dê uma olhadinha no blog dela...bjs

    ResponderExcluir
  9. Kel, eu tive que rir pela surpresa ao ler essa postagem! Não bastasse as semelhanças no peso, também isso! Estou na mesma situação! O meu gosto por comprar roupas veio justamente na época que estava mais gordinha. Comecei a ler blogs de moda, a ver programas que falam do assunto e me empolguei. Resultado: Meu melhor conjunto de roupas foi formado justo quanto estava vestindo 48! Hoje, com 44 (já entrando em 42), perdi quase todo o guarda-roupa e estou MORRENDO de vontade de comprar diversas coisas novas. A gente se empolga em como as roupas estão vestindo bem e vai na onda, mesmo sabendo que não chegamos ainda onde queremos. Por sorte, lançaram uma novidade no meu trabalho, onde fazemos trocas de roupas e outros objetos. Eu estou fazendo a alegria das amigas mais gordinhas! kkk Por sorte, também consegui angariar umas peças legais. Algumas novinhas! Talvez, fosse o caso de você sugerir algo semelhante aí no seu trabalho: montamos um grupo no face, postamos as fotos das peças para a troca e ali mesmo começamos a negociar. Depois, é só concluir a troca!

    No mais, acho importante sim nos presentearmos de vez em quando. Faz parte do processo e até ajuda na autoestima. Mas, sem exageros!

    Espero ter ajudado! Beijos, minha querida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...